MATOS, Júlia S. Roteiro para a produção da resenha analítica. Porto Alegre, 2007.

Júlia S. Matos[1]

A resenha é uma das modalidades analíticas mais cobradas pelos professores dentro dos cursos superiores na área de Ciências Humanas. Muitas vezes é exigida do aluno antes mesmo desse apreendê-la na disciplina de Metodologia da Pesquisa. Esse fato leva muitos alunos a questionarem o que é uma resenha. Sendo assim, no roteiro que aqui apresentamos visamos auxiliar alunos que iniciam seus passos nos caminhos da pesquisa.
A resenha objetiva fornecer uma apreciação crítica sobre determinada obra, ou seja, é uma análise interpretativa de um documento. Geralmente essa modalidade interpretativa é publicada em periódicos especializados, jornais e revistas. No entanto, também pode ser utilizada como método de leitura e fichamento, etapas que auxiliam no processo de construção da pesquisa. Segundo Silvana Drumond Monteiro (1998), o ponto forte de uma resenha é a visão crítica do intérprete. Além, é claro, do cuidado com o resumo da obra analisada que deve ser apresentado. Dessa forma, sistematizamos a seguir um roteiro para construção da Resenha analítica:

INTRODUÇÃO GERAL: do tema e apresentação dos objetivos da Resenha.
SISTEMATIZAÇÃO: vida e obra do autor (breve relato da vida do autor relacionado com a obra); contextualização (momento de produção da obra), síntese do tema pela ótica do autor; divisão dos capítulos (resumo analítico dos capítulos).
ANÁLISE DO CONTEÚDO:
Periodização: analisar como o autor selecionou o período analisado na obra, a diacronia dos acontecimentos, ou seja, como a sucessão de fatos é estabelecida, se em ordem cronológica ou não.
Análise das fontes: analisar como o autor selecionou e interpretou as fontes para produção de sua obra, se essas são primárias, secundárias ... etc.
Hierarquização das idéias: discutir e analisar quais idéias o autor apresenta na obra e como ele hierarquizou-as, ou seja, em ordem decrescente da mais importante para a menos.
Visão de História: qual olhar sobre a História o autor apresenta na obra, se é materialista, psicológico, mitológico, cultural, ou seja, qual é, em sua visão, o motor da História, o ponto desencadeador dos acontecimentos.
BIBLIORAFIA: Obras utilizadas como auxílio interpretativo para a produção da resenha.


BIBLIOGRAFIA:
LOPES, Marcos A. Roteiro para elaboração de resenha científica. (texto para aula).
MONTEIRO, Silvana Drumond. Elaboração de resumos e resenhas. Londrina. Ed. UEL, 1998.

[1] Doutoranda em História das Sociedades Ibero-americanas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e professora de História Medieval na Fundação Universidade Federal do Rio Grande – FURG, julmatos@universia.com.br